Retrospectiva Literária 2019 | Estante16

2019 foi um ano literário maravilhoso para mim, pois foi o ano em que finalmente consegui retomar o meu hábito de leitura que havia ficado perdido em um algum lugar entre a minha saída da adolescência e entrada na vida adulta (futuramente, posso fazer uma postagem contando como retomei o hábito de leitura, se interessou? Deixa um “oi” nos comentários para eu saber que é de interesse). Dito isso, quero compartilhar como foram as minhas leituras esse ano, usando a minha retrospectiva do goodreads. Partiu?

Alguns Dados

Esse ano foram 3625 páginas lidas, culminando em 14 livros lidos. Um resultado humilde, mas do qual eu estou muito orgulhosa, principalmente considerando que o meu objetivo no Goodreads em 2019 eram apenas 12 livros.

Quanto ao tamanhos dos livros, o mais longo foi o fantástico The Outsider, de Stephen King com 561 páginas e o mais curto, o igualmente extraordinário, Sempre Vivemos No Castelo da Rainha Shirley Jackson com 187 páginas. Achei poético o livro mais curto e o mais longo serem respectivamente da Mestre do Horror e de um de seus discípulos indiretos.

Top 5 Livros Lidos em 2019

Como li poucos livros esse ano, resolvi dificultar um pouquinho a minha vida e fazer um Top 5 dos livros que eu li esse ano.

5. A Bússula de Ouro – Philip Pullman (1995)

Após começar a assistir o seriado His Dark Materials inspirado na série literária Fronteiras do Universo, fiquei muito interessada pelo material original e comecei a ler. A Bússola de Ouro é uma ótima leitura infanto juvenil que aborda temas pesados e necessários como morte e religião, e temas necessários para a vida como amizade, identidade e companheirismo.

Onde Ler:

4. Salém – Stephen King (1975)

Eu resolvi redescobrir Stephen King esse ano e me deparei com essa preciosidade que eu nunca tinha lido. Eu particularmente não sou muito fã de histórias de vampiros, mas a forma com King escreve e desenvolve as personagens juntamente com a trama fizeram com que eu me apaixonasse pela história e ficasse me sentindo abandonada quando acabou.

Onde Ler:

3. A Casa Torta – Agatha Christie (1947)

Sem dúvida um dos melhores livros da Rainha do Crime, A Casa Torta, desenha uma trama elaborada e perversa, que te fornece todas as ferramentas necessárias para desvendar o mistério de forma orgânica e brilhante. É uma pena que a adaptação cinematográfica tenha falhado tão miseravelmente em captar tudo isso.

Onde Ler:

2. The Outsider – Stephen King (2018)

The Outsider traz o melhor de Stephen King: Personagens cativantes porém falhos, uma narrativa exemplar, um monstro assustador, críticas a sociedade americana e o que eu chamo de “elemento rpgístico” que faz com que algumas de suas histórias, lembrem campanhas de RPG. Eu sou apaixonada por esse livro e seus personagens. Estou louca para ver como a série da HBO vai se sair com sua adaptação.

Onde Ler:

1. Sempre Vivemos No Castelo – Shirley Jackson (1962)

Eu saí dessa leitura perturbada. O impacto que Shirley Jackson consegue causar em tão poucas páginas criando personagens tão intensas em um clima de insanidade e claustrofobia que vai crescendo conforme a leitura vai avançando. A Escrita de Jackson é tão incrível que havia momentos que eu jurava ser capaz de sentir as cenas que ela descrevia. Um leitura rápida e certamente inesquecível.

Onde Ler:

Todas as Leituras de 2019

  • A Bussola de Ouro – Philip Pullman
  • A Faca Sútil – Philip Pullman
  • Salém – Stephen King
  • The Outsider – Stephen King
  • O Iluminado – Stephen King
  • Sempre Vivemos No Castelo – Shirley Jackson
  • Morte na Mesopotamia – Agatha Christie
  • A Casa Torta – Agatha Christie
  • É Fácil Matar – Agatha Christie
  • Punição para a Inocência – Agatha Christie
  • Noite Sem Fim – Agatha Christie
  • Morte no Nilo – Agatha Christie
  • Seguindo a Correnteza – Agatha Christie

Meta de Leitura para 2020

Motivada pelo meu retorno a leitura em 2019, para 2020 estabeleci uma meta de 24 livros!

O que você acha? Será que vou conseguir? Qual a sua meta de leitura para 2020? Compartilha com a gente!

Um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s